Translate

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Servidores protestaram contra a insegurança

Servidores dos Correios fizeram uma manifestação, na manhã do último domingo, na Orla da Atalaia com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a quantidade de assaltos ocorridos nas agências. Conforme o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios, Telégrafos e Similares do Estado de Sergipe (SINTECT/SE), só este ano já ocorreram 24 assaltos. Em 2009, foram 39 e em 2008 cerca de 27 assaltos. Além disso, nos últimos cinco anos, três pessoas morreram durante os assaltos em agências dos Correios.
Durante a manifestação, o Sindicato começou a fazer um abaixo-assinado, que ainda esta semana será levado ao Ministério Público Estadual, para que os promotores de Justiça possam pedir à empresa que invista em equipamentos de segurança. “Existe um processo no Ministério Público desde 2005, que exigiu que fossem retirados das agências os policiais militares. Foi dado um prazo de um ano, mas a determinação foi cumprida depois de dois anos. A partir daí, as agências não tiveram mais segurança”, reclamou José Ailton Santos, um dos diretores do Sintect/SE.
Mas conforme o assessor de comunicação dos Correios em Sergipe, Ginaldo de Jesus, em todas as agências existem vigilantes particulares, inclusive armados, além de alarme e circuito interno de televisão. Ele explicou ainda que hoje começará um novo treinamento de qualificação dos vigilantes e que existe um estudo, tramitando em Brasília, para melhorar a segurança de todas as agências dos Correios espalhadas pelo país. “Ainda não sabemos quais serão as propostas, mas estamos aguardando a conclusão desse estudo”, garantiu Ginaldo.
De acordo com o Sintect/SE, o sistema interno de TV utilizado atualmente não capta as imagens com nitidez, o que prejudica a identificação dos assaltantes. “Outros equipamentos de segurança devem ser instalados, como portas giratórias e detectores de metais”, opinou José Ailton. Ele disse que em outros Estados vem acontecendo investimentos nesse sentido. “No Paraná, por força de uma decisão judicial, a empresa teve que instalar os equipamentos de imediato. No Mato Grosso, a diretoria regional instalou com recursos próprios. Então, cai por terra a informação passada pela nossa diretoria, que não há orçamento”, enfatizou.

Morte

No dia 22 de junho deste ano, Flávio Santos Oliveira Matos, de 29 anos, escrivão da Polícia Civil sergipana, foi morto, na porta da agência dos Correios da cidade de Frei Paulo, ao tentar evitar um assalto. No mesmo dia, em Aracaju, outro assalto foi registrado, dessa vez em uma agência localizada na Avenida Augusto Maynard. Dois adolescentes, munidos com armas de fogo, entraram na loja perguntando a atendente se eles faziam Cadastro de Pessoa Física (CPF). Como a agência estava muito cheia, voltaram minutos depois e levaram R$ 100, além de um aparelho celular de um funcionário.

FONTE: http://www.jornaldacidade.net/2008/noticia.php?id=71264

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui o texto