Translate

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

PROJETOS COLETIVOS AINDA HÁ TEMPO



Percebam a partir do exemplo, da greve nos correios, porque os projetos coletivos são tão escassos no Brasil e no mundo. Afinal, são inúmeras as barreiras a serem vencidas pelo povo – conjunto de indivíduos que compõe uma coletividade -, como: a dificuldade de organização e conscientização dos trabalhadores - na maioria das vezes, mentes adormecidas - as divergências ideológicas dos líderes, as estruturas organizadas do poder patronal e/ou estatal, a escassez de veículos de comunicação comprometidos com a matéria fidedigna dos acontecimentos, os juízes e tribunais do trabalho, que declaram proteger a parte vulnerável da relação trabalhista, quando na verdade, guarda a proteção apenas no discurso, pois na prática a realidade é outra e só quem vive sabe do que me refiro, enfim, são assédios morais, sexuais, psicológicos, transtornos emocionais, coação diária, aprisionamento psicológico, doença familiar e a lista segue. A conclusão a que chego é que estamos muito distante de atingirmos o sonho da democracia e da liberdade social, todavia tenho me empenhado e me doado – às vezes, na verdade, a maior parte do tempo, sacrifico minha vida pessoal e familiar – para ser uma ferramenta de transformação social e de desconstrução de uma idéia individualista e opressora de pessoas e grupos, que enxerga no esforço individual a solução dos problemas do ser humano.

“quando sonhamos sozinhos nossos sonhos são apenas esperanças, porém quando sonhamos em grupo, vivemos a realidade concreta” (adaptado de um autor, o qual me foge a memória).


VEJA MAIS: http://www.agenciavoz.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=127:sindicatos-dos-correios-recorrem-na-justica-contra-o-fim-da-greve&catid=3:noticias&Itemid=37



Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui o texto