Translate

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

DIALEKTIKÉ

Fórum de Debate Livre

É um espaço diversificado e alternativo onde possam se reunir a massa silenciada: trabalhadores rurais, proprietários de terras, trabalhadores sem terra, pescadores, professores, plantadores de arroz, plantadores de verduras, criadores de gado, de porcos, carroceiros, motoboys, catadores de material reciclável, líderes comunitários, lideranças jovens com engajamento político, estudantes de diferentes níveis escolar, entre outros.
Neste espaço não pode nunca haver imposições de conhecimento, pois o caminhar da comunidade não tem o mesmo ritmo do caminhar acadêmico, logo, serão discutidos problemas particulares e comuns dos diferentes seguimentos sociais do município, tais como: as dificuldades enfrentadas, as formas de enfrentamento, as propostas de melhoramento das categorias, a criação de uma agenda unificada (a ser apresentada aos futuros políticos da cidade para que os mesmos assinem um termo de compromisso com as reivindicações e propostas apresentadas) que atenda a interesses específicos e gerais, e, principalmente a junção de esforços para unificar essa massa silenciada em um bloco uniforme que adquira mobilidade e articulação para desenvolver atividades de apoio e fortalecimento a associações comunitárias, cooperativas, sindicatos de trabalhadores rurais e urbanos, ou qualquer outra forma de organização e cooperação mútua.
Dessa maneira, se fortalecem as entidades representativas do município, e, paulatinamente, se lograr êxito o Fórum, conseqüentemente, poderá estende seu espaço a outros sindicatos, associações e organizações da região [povoados e/ou cidades vizinhas] e agir prontamente na solução de ingerências da classe dominante, seja ela interna ou externa, que têm historicamente contribuído para enraizar e perpetuar nos municípios a falta de oportunidade e a desigualdade social.
No Fórum se discutirá também maneiras de se desenvolver e aprimorar a habilidade das pessoas para que, organizadas em suas instituições representativas, seja associação, cooperativa, ou sindicato possam interferir junto ao poder público, apresentando propostas ao orçamento municipal, participando politicamente dos Conselhos de Políticas Públicas, como instrumentos de efetivação dos direitos; promover a participação das mulheres e dos grupos minoritários semelhantes, a saber, GLBTS, na sociedade e promover os direitos específicos das crianças a freqüentar a escola, a brincar/jogar, a sonhar com dias melhores. Portanto, a comunidade é o sujeito do processo e torna-se importante trabalhar a dimensão de organização coletiva, o que possibilitará as pessoas a atuar no questionamento e na produção de políticas públicas, e na fiscalização de sua execução.

Missão

A missão do Fórum de Debate Livre é inicialmente convidar os representantes dessas categorias supracitadas para discutir situações e problemas que afligem as pessoas do município como um todo, mesclando conhecimento técnico-acadêmico e popular, com base no princípio de que não há um conhecimento pronto e acabado, nesse sentido, esse conhecimento produzido deve contribuir para o desenvolvimento integral do município de Cedro de São João, ou qualquer outro, afinal, trata-se de realidades semelhantes com algumas particularidades que os distinguem.
A posteriori deve-se promover o desenvolvimento de uma educação política para os jovens e as lideranças dos diferentes setores sociais, dando capacidade e autonomia para os mesmos intervir no processo sócio-político do município. E a partir daí, despertar o surgimento de novas lideranças, seja no campo escolar (grêmios estudantis), seja no campo político (renovação de candidatos a mandatos eletivos de vereadores e prefeitos) fomentando o surgimento de novas opções ao eleitorado, além, de paralelo a tudo isso, deve-se pensar num modelo de gestão municipal sensível as necessidades humanas e ecologicamente sustentáveis, através de capacitação, assessoria educativa, incentivo e apoio a projetos referenciais, buscando o fortalecimento da cidadania, a melhoria da qualidade de vida e a erradicação da exclusão social, tudo pensado e construído com a participação dessas categorias locais. Enfim, a missão central do Fórum de Debate Livre é ter como princípio norteador a tarefa de despertar as pessoas para os seus direitos, incentivá-las a se organizar para que, deste modo, possam exercer sua cidadania.


Metodologia

A metodologia é a Freiriana, que considera todas as pessoas como sujeitos de/da ação. Desse modo, não se trata de focalizar pessoas a serem beneficiadas, mas de construir com as pessoas o processo de trabalho e seu próprio desenvolvimento. Por isso, o trabalho do Fórum deve sempre respeitar e refletir criticamente, com as pessoas, valores, costumes, tradições, princípios, a moral e culturas, ao passo que busca promover o indivíduo como um ser capaz de conhecer e produzir conhecimento, acreditando na capacidade das pessoas mudarem a si mesmas e a realidade cotidiana. Logo, a metodologia deve ser aquela que proporcionar aos participantes o encontro deles consigo próprio, ao passo, em que eles produzam conhecimento sobre sua própria realidade, como instrumento de transformá-la, sem permitir e/ou tolerar manipulação. A idéia inicial dessa metodologia é provocar inquietações e estimular a busca por alternativa para os problemas encontrados.
O produto certamente será uma revolução social sem precedentes, pois ainda que algo fuja do intento principal, afinal, um processo depois de iniciado sofre influência de agentes múltiplos, certamente o resultado será positivo. Pois, parafraseando o sábio - Heráclito de Éfeso o pensador do movimento, ou melhor do “tudo flui” - “o homem não se banha duas vezes no mesmo rio, pois o rio já não será o mesmo, tão pouco o homem”, logo, não devemos nos perguntar, quem irá se beneficiar de tudo isso? Mas, quais as conseqüências, ou mesmo a amplitude da criação de um espaço livre, independente e democrático – se não em essência, que seja em intenção.