Translate

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Correios acusa Sindicato de praticar invasões

Correios acusa Sindicato de praticar invasões
Data: 08/10/2009

A direção dos Correios decidiu esta semana reforçar a segurança das unidades para impedir a entrada de dirigentes sindicais. De acordo com a empresa, o Sindicato estaria patrocinando invasões nas repartições. Diante de tal situação os Correios já entraram com representação no Ministério do Trabalho e vai pedir abertura de inquérito policial para apurar esses fatos.


Segundo o assessor de comunicação dos Correios, "precisamos garantir o direito de quem quer trabalhar e da sociedade de receber as correspondências que estão em atraso por conta da greve precipitada que promoveram", afirma José Ginaldo de Jesus, em entrevista ao Portal Infonet, acrescentando que a medida foi tomada "para evitar baderna".


Já de acordo com o secretário de Políticas e Formação Sindical do Sindicato dos Correios, José Ailton, também em entrevista ao Portal Infonet, as visitas foram solicitadas através de ofício e estariam amparadas no acordo coletivo da categoria. "Apesar da greve ter terminado nós permanecemos em estado de greve. Esta não é uma situação de normalidade. Existe uma série de discussões que precisamos ter com os funcionários", explica.


leia matéria:

http://www.correiodesergipe.com/lernoticia.php?noticia=34266

Correios: sindicalistas questionam decisão

Correios: sindicalistas questionam decisão
Empresa determinou que os sindicalistas não podem entrar nas unidades para não atrapalharem os trabalhos
08/10/2009 - 11:05




Depois de serem informados que estão impedidos de entrar em algumas unidades dos Correios, integrantes do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios afirmam que irão acionar a Justiça. Eles alegam que a empresa vem cometendo crime de calúnia e difamação contra o sindicato, quando afirma que as visitas que eles vêm fazendo são para promover “badernas”.

“Não vamos acatar essa decisão porque tem que estar documentado. Até agora não nos apresentaram nenhum documento e assim que apresentarem esse documento que impede nossa entrada, iremos tomar as medidas cabíveis”, afirma o sindicalista Sérgio Lima. Ele explica que “não vamos lesar ou subtrair nada do patrimônio público, queremos apenas conversar com os trabalhadores, pois permanecemos em estado de greve”.

leia matéria:

http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=90599&titulo=cidade


Correios acusa sindicato de invasões



Correios acusa sindicato de invasões
A empresa reforçou a segurança das unidades para impedir que sindicalistas entrem, pois estariam promovendo badernas
07/10/2009 - 17:21

Sindicato permanece em estado de greve / Foto: Arquivo Infonet
A direção dos Correios decidiu esta semana reforçar a segurança das unidades para impedir a entrada de dirigentes sindicais. De acordo com a empresa, o sindicato estaria patrocinando invasões nas repartições. Diante de tal situação os Correios já entraram com representação no Ministério do Trabalho e vai pedir abertura de inquérito policial para apurar esses fatos.

“Precisamos garantir o direito de quem quer trabalhar e da sociedade de receber as correspondências que estão em atraso por conta da greve precipitada que promoveram”, afirmou o assessor de comunicação dos Correis José Ginaldo de Jesus, acrescentando que a medida foi tomada para “para evitar baderna”.

Já de acordo com o secretário de políticas e formação sindical do sindicato dos Correios, José Ailton, as visitas foram solicitadas através de ofício e estariam amparadas no acordo coletivo da categoria. “Apesar da greve ter terminado nós permanecemos em estado de greve. Esta não é uma situação de normalidade. Existe uma série de discussões que precisamos ter com os funcionários”, explica.

Ailton questiona ainda a quantidade de horas extras que os funcionários estão fazendo. Já o assessor de comunicação dos Correios explica que a empresa está se utilizando da lei para convocar os empregados a fazerem hora extra e segundo ele, “o sindicato está induzindo a não acatarem a convocação”.

leia matéria:
http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=90577&titulo=cidade

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

PROJETOS COLETIVOS AINDA HÁ TEMPO



Percebam a partir do exemplo, da greve nos correios, porque os projetos coletivos são tão escassos no Brasil e no mundo. Afinal, são inúmeras as barreiras a serem vencidas pelo povo – conjunto de indivíduos que compõe uma coletividade -, como: a dificuldade de organização e conscientização dos trabalhadores - na maioria das vezes, mentes adormecidas - as divergências ideológicas dos líderes, as estruturas organizadas do poder patronal e/ou estatal, a escassez de veículos de comunicação comprometidos com a matéria fidedigna dos acontecimentos, os juízes e tribunais do trabalho, que declaram proteger a parte vulnerável da relação trabalhista, quando na verdade, guarda a proteção apenas no discurso, pois na prática a realidade é outra e só quem vive sabe do que me refiro, enfim, são assédios morais, sexuais, psicológicos, transtornos emocionais, coação diária, aprisionamento psicológico, doença familiar e a lista segue. A conclusão a que chego é que estamos muito distante de atingirmos o sonho da democracia e da liberdade social, todavia tenho me empenhado e me doado – às vezes, na verdade, a maior parte do tempo, sacrifico minha vida pessoal e familiar – para ser uma ferramenta de transformação social e de desconstrução de uma idéia individualista e opressora de pessoas e grupos, que enxerga no esforço individual a solução dos problemas do ser humano.

“quando sonhamos sozinhos nossos sonhos são apenas esperanças, porém quando sonhamos em grupo, vivemos a realidade concreta” (adaptado de um autor, o qual me foge a memória).


VEJA MAIS: http://www.agenciavoz.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=127:sindicatos-dos-correios-recorrem-na-justica-contra-o-fim-da-greve&catid=3:noticias&Itemid=37



sexta-feira, 2 de outubro de 2009

MANIFESTO DOS SINDICATOS CONTRÁRIOS AO GOLPE DO ACORDO BIANUAL

Aos trabalhadores (as) da categoria ecetista

NÃO À TRAIÇÃO DO ACORDO BIANUAL!
NÃO À INTERVENÇÃO DA ECT NOS NOSSOS SINDICATOS E FEDERAÇÃO
FORA OS TRAIDORES DOS TRABALHADORES DO MOVIMENTO SINDICAL

Reunidos no dia 01 de outubro de 2009 - os Sindicatos do Amazonas, Ceará, Campinas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Vale do Paraíba, juntamente com representantes da Oposição em São Paulo e Brasília e a maioria do Comando Nacional de Negociação - em BSB/DF, que voltarão a se reunir no próximo dia 09/10/2009 (sexta-feira), se posicionaram contrários aos golpes da direção da ECT de intervir nos sindicatos da categoria para impor a assinatura de um acordo bianual, totalmente contrário aos interesses dos trabalhadores e que já havia sido reprovado em assembléias realizadas em todo país.
A ECT com o apoio de diretores da FENTECT e outros dirigentes sindicais que traíram abertamente a greve da categoria como o secretário-geral da FENTECT, José Rivaldo Silva (“Talibã”, da ARTSIND); os membros do Comando Nacional de Negociação, Ronaldo Ferreira Martins (“Ronaldão”) - diretor do Sintect - RJ -; Antonio Sérgio Campos – BA (ambos do PCdoB), e Reginaldo de Freitas Souza – diretor do Sintect - JFA (ARTSIND); que atuam juntamente com o ex-secretário-geral da FENTECT e diretor do Sintect - AL, agora, integrante da cúpula da ECT, com salários de mais de R$ 16mil, Manoel Cantoara (ARTSIND), estão tentando pisotear a vontade dos ecetistas que durante nossa greve rejeitou por esmagadora maioria a proposta da empresa de reajuste bianual.
Por ser 2010 um ano eleitoral onde essas correntes CTB/ARTSIND e parte da ASS não querem que os trabalhadores dos correios façam campanha salarial para não atrapalhar o processo eleitoral fragilizando o movimento sindical e atrelando o mesmo aos governos e a presidência da ECT, todavia a principal questão para não se ter campanha salarial em 2010 é a tentativa do governo de privatizar os correios.
A traição desses setores traz enormes prejuízos econômicos e políticos para os trabalhadores, como por exemplo: a tentativa da empresa de implantar os CORREIOS S/A avançando claramente no processo de privatização da EBCT é, justamente, por isso, que os sindicatos contrários ao acordo bianual e o comando nacional de negociação chamam a PLENARIA NACIONAL para na oportunidade também discutir o PCCS, PLR, PL nº 3.677/08, GTI, organizando a luta contra a privatização da Empresa.
Os sindicatos contrários ao acordo e a estes golpes propõem uma mobilização junto à base da categoria e uma luta em todos os fóruns necessários para derrotar as manobras da direção da ECT e defendem um acordo que atenda às reivindicações dos trabalhadores que só podem ser impostas por meio da luta da categoria, que é totalmente contraria as manobras do bloco CTB/ARTSIND e parte da ASS nesta campanha salarial por estarem ignorando o estatuto da FENTECT.
A traição desses setores traz enormes prejuízos econômicos e políticos para os trabalhadores, como por exemplo: a tentativa da empresa de implantar os CORREIOS S/A avançando claramente no processo de privatização da EBCT e, justamente, por isso, que os sindicatos contrários ao acordo bianual e o comando nacional de negociação chamamos a PLENARIA NACIONAL para na oportunidade também discutir o PCCS, PLR, PL nº 3.677/08 e GTI e organizar a luta contra a privatização da ECT.
Os sindicatos contrários ao acordo e a estes golpes propõem uma mobilização junto à base da categoria e um luta em todos os fóruns necessários para derrotar as manobras da direção da ECT e defender um acordo que atenda às reivindicações dos trabalhadores que só podem ser impostas por meio da luta da categoria, que é totalmente contraria as manobras do bloco CTB/ARTSIND e parte da ASS nesta campanha salarial por estarem ignorando os preceitos legais e estatutários numa atitude de total desrespeito a todos os sindicatos e respectivas bases do país, inclusive a membros da sua própria corrente.
Convocamos os trabalhadores e todos os demais sindicatos a realizarmos juntos, uma ampla campanha com milhares de cartazes, milhões de panfletos, outdoors em todas as principais cidades do País; divulgações nas rádios e TV’s; a convocar atos públicos e outras atividades que mobilizem os trabalhadores da categoria e a população em geral, na defesa das nossas reivindicações e contra a privatização. Afinal, estamos dispostos a negociar uma nova proposta a ser apresentada pela ECT, ou um melhoramento da proposta do TST, de maneira que contemple as reivindicações dos trabalhadores em defesa do acordo ANUAL e não aceitando que sejam descontados os dias parados e nem Banco de Horas.
Chamamos os trabalhadores e a suas organizações a se manterem firmes na rejeição da proposta da empresa e na resistência a política anti-trabalhador dos dirigentes da CTB/ARTSIND e parte da ASS, além de impulsionarmos uma nova e maior mobilização dos trabalhadores para conquistar nossas reivindicações, organizando – se preciso for – uma nova greve geral da categoria.

* Não ao acordo bianual. Não à extinção da nossa campanha salarial de 2010!
* Ampla participação na Plenária Nacional da FENTECT (19 e 20/10), convocada pelo Comando Nacional e pelos sindicatos para deliberar a continuidade da nossa luta
* Não à privatização da ECT. Correios sob o controle dos trabalhadores
* Não desconto dos dias parados, nenhum tipo de reposição.
* Fora a burocracia traidora dos trabalhadores dos Sindicatos e da FENTECT.

Brasília, 01 de outubro de 2009.

Carta manifesto aprovada na reunião dos sindicatos contrários ao acordo bianual.